Se você pensou que o gelo era utilizado apenas para gelar alguma bebida ou para manter a temperatura de algum alimento, está enganado. O gelo é considerado um alimento. Isso porque o gelo é feito de água, uma das substâncias mais importantes para manter o nosso organismo hidratado e equilibrado. Não só em seres humanos, mas em animais e plantas, a água é sinônimo de vida e, por conta disso, o gelo é um alimento também.
O gelo que nós consumimos, conta com os mesmos nutrientes que a substância no estado líquido, como o:
- cálcio, o qual é importante para manter a saúde dos nossos ossos;
- o silício, que auxilia no melhor desenvolvimento e o funcionamento dos nossos órgãos;
- o potássio, que é muito importante para a manutenção das fibras musculares e está relacionado a um melhor condicionamento do nosso sistema cardiovascular;
- entre outros.
Além do mais, ele ajuda a manter o nosso corpo sempre hidratado, principalmente nos dias de alta temperatura, concorda?
Porém, para que o gelo preserve todos esses nutrientes e garanta todos os benefícios da água, é muito importante que você saiba a procedência do gelo que consome, isso porque ele precisa passar por rigorosos padrões de fabricação que são exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como: ser produzido com água mineral, tratada ou filtrada, o local de armazenamento deve ser lacrado, o transporte tem que ser feito por caminhões ou carros indicados e que apresentem bom sistema de refrigeração e higiene, dentre outras preconizações.
Seguir essas recomendações é imprescindível para garantir um gelo que não cause prejuízos à saúde, assim como qualquer outro alimento. Por isso, conheça bem de onde vem o seu gelo e exija o máximo de qualidade. Afinal, saúde e segurança nunca são demais, concorda?
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post!