Cristais de gelo e queimaduras na comida congelada são uma realidade. A queima do alimento no congelador pode deixá-lo com uma coloração diferente da ideal, como uma carne cinza e descolorida, por exemplo. Esse imprevisto pode fazer com que os seus planos de um jantar mais prático sejam estragados, além de aumentar a conta do supermercado. Fora o desperdício com um prato, concorda?
Infelizmente, não é só a aparência que sofre modificação com o processo de evaporação do líquido do alimento. A queima e os cristais de gelo influencia negativamente, também, na textura e no sabor. Por conta disso, é uma excelente ideia saber como evitar que o alimento forme cristais de gelo e, com isso, perca o seu gosto.
A primeira dica é retirar o máximo possível de ar, já que o processo de formação de cristais de gelo e queimaduras se dá pela presença de ar. Com isso, quanto menos ar estiver em contato com o alimento, melhor será o congelamento e uma quantidade menor de gelo será produzida.
Evite ficar abrindo e fechando o seu congelador por diversas vezes durante o dia, justamente por conta da troca de calor com o ambiente externo, o que pode facilitar o processo de formação de cristais.
Seladores a vácuo são ótimas alternativas para manter o seu alimento seguro por mais tempo. Além dele retirar o ar, pode levar o alimento direto para o banho-maria, sem precisar descongelar primeiro. A mesma ideia vale para potes hermeticamente fechados ou aqueles saquinhos com zíper.
Preste bastante atenção nas embalagens. Se você vir que alguma está furada, procure colocá-la em outro lugar onde não exista espaço para a entrada de ar. Caso contrário, os cristais indesejáveis serão formados e causarão queimaduras no alimento.
E aí, gostou das nossas dicas? Tem mais alguma para compartilhar conosco? Então, deixe nos comentários abaixo. Estamos loucos para saber mais…