Principalmente se você não é um chef que domina a arte de cozinhar, certamente não sabia que o gelo pode ser utilizado para a fabricação de pães, certo? Então, essa é a primeira curiosidade que trouxemos no conteúdo de hoje: o gelo não funciona, unicamente, para gelar as suas bebidas e deliciosos drinks. Vamos entender mais sobre esse assunto? Continue conosco!
ENTENDA QUAL É A FUNÇÃO DO GELO
O gelo tem um papel fundamental para manter a qualidade dos produtos que serão consumidos: é o principal responsável por manter uma temperatura adequada e evitar que os alimentos estraguem. Mas, não é só isso! Continue a leitura e saiba mais!
SAIBA QUAL É A RELAÇÃO DO GELO NA FABRICAÇÃO DE PÃES
O pão está diariamente presente na maioria das casas brasileiras, afinal, ele é um dos alimentos mais comum do Brasil. Ele é feito com água, sal, fermento e trigo. A água é a responsável principal por criar uma massa homogênea e garantir que a massa seja modelada. Entretanto, não pode ser qualquer água! Ela precisa ser, em primeiro lugar, filtrada, e estar na temperatura adequada.
Todavia, se você quer fazer um pãozinho delicioso e saboroso, precisa estar muito (mas, muito!) atento à temperatura da massa durante a fabricação do pão. Por isso, o gelo é utilizado no processo de fabricação de pães porque ele esfria a massa, fazendo com que ela cresça sem deformações.
Em outras palavras, o gelo é acrescentado na massa porque quando diminuímos a sua temperatura, preserva-se o tempo de fermentação e a rede de glúten. Por isso, o gelo ajuda na fabricação do pão. Ah! O gelo precisa ser fabricado com água potável e seguindo todas as orientações e práticas de higiene presentes na legislação, certo?
Você já tinha parado para pensar na importância do gelo na fabricação de pães? Deixe o seu comentário neste post!