O gelo deve ser produzido com água filtrada, pois isso garante que é de qualidade e que não prejudicará a saúde de quem o consome. Por isso, todos os estabelecimentos têm a obrigação de oferecer esse tipo de gelo aos seus consumidores. Entretanto, você sabe quais são os cuidados na hora de consumir as bebidas com o gelo? Venha conosco que traremos algumas curiosidades bem importantes!
ENTENDA O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE GELO
Você sabia que existem regras e normas sobre os gelos nos estabelecimentos? Isso é bem importante, uma vez que é uma alternativa para manter uma padronização e garantir que as pessoas consumirão produtos de qualidade e que não colocarão em risco a sua saúde:
“A maioria das bactérias do grupo coliforme pertence aos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter. A Escherichia Coli pode ser agente causador de problemas gastrointestinais, e sua presença no gelo significa que este foi contaminado pelo contato com material proveniente de fezes. Este tipo de contaminação coloca em risco a saúde do consumidor, por isso, de acordo com a Resolução n.º 12, do Ministério da Saúde, é obrigatório o uso de água potável na fabricação do gelo”.
A legislação referente à água é a RDC nº 274/2005, que determina as características mínimas de qualidade sobre a água mineral natural, a natural, a água adicionada de sais envasadas e o gelo para o consumo humano:
“O gelo filtrado é comercializado na forma de cilindro ou cubo com uma abertura central e deve ser diferenciado, pelo consumidor, do gelo vendido em barra ou escamas, que só pode ser utilizado para resfriar produtos embalados, incluindo bebidas envasadas”, determina a lei.
TENHA CUIDADO NA HORA DE CONSUMIR BEBIDAS COM GELO NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
Você já tinha parado para pensar que o formato do gelo nos estabelecimentos também tinham uma regra específica para eles? Interessante, não é mesmo? Portanto, tenha sempre cuidado ao consumir bebidas com gelos em qualquer estabelecimento comercial que você for, está bem? Lembre-se: o gelo precisa ser feito com água potável para ser própria e segura para o consumo.
Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!