Everest

logo

6 utilidades do gelo que você provavelmente desconhecia

Que o gelo serve para refrescar sua bebida e dar um visual incrível aos bons drinks, isso você já sabe, mas que ele tem efeitos antinflamatório e anestésico você provavelmente não sabia.

O gelo pode ser usado não só como tratamento estético mas também em lesões musculares.

O gelo tem efeito relaxante e terapeutico, além de ser capaz de eliminar inúmeros problemas de pele.

Muita gente não dá valor, mas o uso de gelo para controlar e prevenir processos inflamatórios é realmente eficaz. Talvez por ser tão simples e de tão fácil acesso, as pessoas muitas vezes não acreditam no poder terapêutico do gelo.

A crioterapia, ou terapia com gelo, quando aplicada no corpo humano, desencadeia inúmeras respostas fisiológicas, que variam de acordo com a situação na qual está sendo usada. No esporte, os principais efeitos que buscamos são tanto sua ação antiinflamatória como sua ação analgésica, principalmente nas lesões agudas.

Com a aplicação do gelo, os processos celulares se tornam mais lentos, tornando mais lento o ritmo das reações químicas nas células. Essa redução no metabolismo celular está relacionado com o efeito antiinflamatório do gelo.

Relaxante Muscular e Anestésico:

O frio produz também um alívio efetivo da dor, sendo este um recurso utilizado no tratamento de lesões agudas. Apesar de não ser conhecido o mecanismo preciso pelo qual a aplicação do frio reduz a intensidade da dor, acredita-se que este efeito ocorra pela redução e alteração dos estímulos de dor ao Sistema Nervoso Central.Quanto mais rápido for aplicado o gelo após uma lesão, maior os benefícios deste para o atleta. Um outro fator importante é utilizar o gelo como um aliado na prevenção de lesões. Por exemplo, após um treino longo, o atleta deve aplicar o gelo nas regiões mais propícias à lesão, ou naquela região que ele teve uma lesão prévia, e acabou se recuperar de tal lesão.O período de aplicação deve ser de 15 a 20 minutos, e esta aliada à compressão tem um efeito potencializado, de acordo com estudos.

Olheiras e Olhos Inchados:

Uma noite mal dormida ou choro continuo podem gerar olheiras e deixar os olhos muito inchados. O gelo pode ajudar a resolver esse problema. Coloque 2 cubos de gelo em um guardanapo e faça uma compressão suave sobre os olhos fechados por dois minutos, fazendo movimentos circulares sobre as áreas mais inchadas.

Pele macia:

Massagear a pele do rosto e pescoço por 3 minutos todas as noites antes de dormir com uma bolsa com pedras de gelo, faz sua pele ficar muito macia e sedosa. O resultado aparece em poucos dias, continue mesmo que não esteja vendo resultados imediatos.

Prevenção de Rugas:

O gelo estimula a circulação sanguínea, fazendo com que as rugas diminuam ou demorem a aparecer. Depois de lavar o rosto, massageie com gelo todos os dias, antes de aplicar a maquiagem.O surgimento das rugas é inevitável com o passar dos anos, mas alguns cuidados podem amenizar o surgimento das rugas e o envelhecimento precoce.

Redução de Acnes:

O gelo pode ser um ótimo aliado contra a acne. Lave o rosto e coloque um cubo de gelo envolvido em um pano limpo e macio ou em um guardanapo, e pressione em cima da espinha de 3 a 5 minutos. Isso irá melhorar bastante a aparência da face no local onde a espinha esteja.

Redução da Gordura Abdominal:

Faça alguns saquinhos de gelo e coloque no abdômen por períodos de 15 minutos, com intervalos de 3 minutos, durante no máximo uma hora.O gelo irá fazer com que a gordura do corpo seja queimada mais facilmente. É claro que, isso funciona melhor  se combinado com uma boa alimentação e exercícios físicos regulares.

A utilização do gelo pode trazer muitos resultados positivos e representar uma boa economia, mas é preciso estar atento a alguns cuidados:

  • aplique o gelo sempre no rosto limpo e lavado; 
  • para conseguir segurar os cubos de gelo por mais tempo, utilize luvas ou algo que proteja as mãos; 
  • ao massagear o rosto, use um pano macio ou uma sacola plástica; 
  • não aplique o gelo diretamente no rosto, a não ser que o objetivo seja diminuir inchaços nos olhos ou na acne; 
  • não faça o tratamento em uma área do corpo por mais de uma hora, pois isso pode causar queimaduras na pele.
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!