Que o gelo serve para refrescar sua bebida e dar um visual incrível aos bons drinks, isso você já sabe, mas que ele tem efeitos antinflamatório e anestésico você provavelmente não sabia.
O gelo pode ser usado não só como tratamento estético mas também em lesões musculares.
O gelo tem efeito relaxante e terapeutico, além de ser capaz de eliminar inúmeros problemas de pele.
Muita gente não dá valor, mas o uso de gelo para controlar e prevenir processos inflamatórios é realmente eficaz. Talvez por ser tão simples e de tão fácil acesso, as pessoas muitas vezes não acreditam no poder terapêutico do gelo.
A crioterapia, ou terapia com gelo, quando aplicada no corpo humano, desencadeia inúmeras respostas fisiológicas, que variam de acordo com a situação na qual está sendo usada. No esporte, os principais efeitos que buscamos são tanto sua ação antiinflamatória como sua ação analgésica, principalmente nas lesões agudas.
Com a aplicação do gelo, os processos celulares se tornam mais lentos, tornando mais lento o ritmo das reações químicas nas células. Essa redução no metabolismo celular está relacionado com o efeito antiinflamatório do gelo.
Relaxante Muscular e Anestésico:
O frio produz também um alívio efetivo da dor, sendo este um recurso utilizado no tratamento de lesões agudas. Apesar de não ser conhecido o mecanismo preciso pelo qual a aplicação do frio reduz a intensidade da dor, acredita-se que este efeito ocorra pela redução e alteração dos estímulos de dor ao Sistema Nervoso Central.Quanto mais rápido for aplicado o gelo após uma lesão, maior os benefícios deste para o atleta. Um outro fator importante é utilizar o gelo como um aliado na prevenção de lesões. Por exemplo, após um treino longo, o atleta deve aplicar o gelo nas regiões mais propícias à lesão, ou naquela região que ele teve uma lesão prévia, e acabou se recuperar de tal lesão.O período de aplicação deve ser de 15 a 20 minutos, e esta aliada à compressão tem um efeito potencializado, de acordo com estudos.
Olheiras e Olhos Inchados:
Uma noite mal dormida ou choro continuo podem gerar olheiras e deixar os olhos muito inchados. O gelo pode ajudar a resolver esse problema. Coloque 2 cubos de gelo em um guardanapo e faça uma compressão suave sobre os olhos fechados por dois minutos, fazendo movimentos circulares sobre as áreas mais inchadas.
Pele macia:
Massagear a pele do rosto e pescoço por 3 minutos todas as noites antes de dormir com uma bolsa com pedras de gelo, faz sua pele ficar muito macia e sedosa. O resultado aparece em poucos dias, continue mesmo que não esteja vendo resultados imediatos.
Prevenção de Rugas:
O gelo estimula a circulação sanguínea, fazendo com que as rugas diminuam ou demorem a aparecer. Depois de lavar o rosto, massageie com gelo todos os dias, antes de aplicar a maquiagem.O surgimento das rugas é inevitável com o passar dos anos, mas alguns cuidados podem amenizar o surgimento das rugas e o envelhecimento precoce.
Redução de Acnes:
O gelo pode ser um ótimo aliado contra a acne. Lave o rosto e coloque um cubo de gelo envolvido em um pano limpo e macio ou em um guardanapo, e pressione em cima da espinha de 3 a 5 minutos. Isso irá melhorar bastante a aparência da face no local onde a espinha esteja.
Redução da Gordura Abdominal:
Faça alguns saquinhos de gelo e coloque no abdômen por períodos de 15 minutos, com intervalos de 3 minutos, durante no máximo uma hora.O gelo irá fazer com que a gordura do corpo seja queimada mais facilmente. É claro que, isso funciona melhor se combinado com uma boa alimentação e exercícios físicos regulares.
A utilização do gelo pode trazer muitos resultados positivos e representar uma boa economia, mas é preciso estar atento a alguns cuidados:
- aplique o gelo sempre no rosto limpo e lavado;
- para conseguir segurar os cubos de gelo por mais tempo, utilize luvas ou algo que proteja as mãos;
- ao massagear o rosto, use um pano macio ou uma sacola plástica;
- não aplique o gelo diretamente no rosto, a não ser que o objetivo seja diminuir inchaços nos olhos ou na acne;
- não faça o tratamento em uma área do corpo por mais de uma hora, pois isso pode causar queimaduras na pele.