Como já dissemos muitas vezes aqui no blog e nas nossas redes sociais, gelo não é tudo igual. Principalmente nas épocas mais quentes do ano, o gelo é um produto extremamente consumido pelos brasileiros. Afinal, não há nada melhor do que beber aquele refresco bem gelado quando o dia está muito quente, não é mesmo?
Entretanto, uma coisa que poucas pessoas se dão conta é que a qualidade do gelo importa muito na hora de consumir algum produto com ele. Portanto, seja no bar com os amigos ou até mesmo nas reuniões familiares, avaliar se ele está apropriado para o consumo é sinônimo de saúde. Vamos entender mais sobre o assunto? Continue conosco!
POR QUE É PRECISO SE PREOCUPAR COM A QUALIDADE DO GELO?
Quando o gelo é fabricado com água de baixa qualidade ou contaminada, quando congelado, a baixa temperatura do refrigerador não retira todas as partículas de microorganismos que podem prejudicar a nossa saúde.
Por isso, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o gelo precisa, obrigatoriamente, ser fabricado com água mineral, filtrada ou tratado. Da mesma maneira, os sacos que armazenam o produto precisam ser lacrados.
COMO FAZER UM GELO DE QUALIDADE PARA A MINHA RESIDÊNCIA?
Se você quer fabricar e consumir gelo de qualidade na sua residência ou empresa, primeiramente é preciso saber que a água deve ser purificada. Por isso, apostar em uma máquina de gelo é uma alternativa bem interessante para atestar que o gelo é de qualidade.
Sobre o armazenamento, se você quer utilizar as forminhas tradicionais e congelar a água no seu refrigerador, o mais indicado é utilizar as formas de silicone, pois protegem o gelo da contaminação. Também é importante cobrir as forminhas com papel filme, pois isso evita que aromas externos fiquem no produto.
Se você gostou de aprender mais sobre o assunto, aproveite para complementar a leitura conferindo o nosso conteúdo sobre quais são os cuidados com o gelo na hora de consumir as suas bebidas?